Estadão confirma investigação sigilosa contra governador de MT mostrada pelo Isso É Notícia
Reportagem de jornal paulista confirma investigação por lavagem de dinheiro contra Mauro Mendes a partir de relatório do COAF que mostra transações suspeitas
O jornal O Estado de S. Paulo repercutiu uma reportagem veiculada com exclusividade pelo Isso É Notícia em novembro do ano passado que revelou um procedimento de investigação sigiloso aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), por lavagem de dinheiro.
As investigações foram abertas a partir de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) do Coaf que mostrou transações financeiras suspeitas envolvendo o governador e pessoas próximas a ele entre os anos de 2009 e 2018.
Na reportagem, o Estadão confirmou junto ao MPF as informações publicadas pelo Isso É Notícia dando conta de que a Câmara de Revisão da Procuradoria Regional da República não aceitou dois pedidos de declínio de competência invocados pelos procuradores que cuidam do caso junto à 5ª Vara da Justiça Federal de Cuiabá.
“Tanto a decisão de Paulo Queiroz como a de Luiza Frischeisen foram dadas após provocação dos procuradores regionais que cuidam dos casos. Ambos defenderam que as apurações citavam o governador e ressaltavam que ‘tratando-se de suposta ocultação de valores, não se pode ignorar o potencial risco de permanência deste comportamento, a ponto de que tenha havido consumação do ilícito concomitante ao atual exercício do cargo público de governador”, diz trecho da reportagem do Estadão assinada pelo repórteres Pepita Ortega e Fausto Macedo.
Nas palavras do procurador regional que cuida do caso, ‘as suspeitas estão intrinsecamente relacionadas ao grupo econômico de empresas pertencentes ao atual governador do estado de Mato Grosso, bem como a pessoas muito próximas a ele’.
Fonte: Isso é Noticia