Segup diz que não irá mais divulgar índices diários de isolamento social no Pará
Empresa Inloco, responsável pelo monitoramento em todo o Brasil, anunciou fim das atividades
O índice de isolamento social do Pará não será mais divulgado diariamente. A informação foi anunciada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup) nesta quarta-feira (24).
A empresa Inloco, responsável pelo monitoramento em todo o Brasil, encerrou o levantamento. As informações eram usadas para orientar estudos técnicos no combate à Covid-19.
O monitoramento a respeito do isolamento social era feito pela Inloco por meio de um aplicativo que acompanhava o deslocamento de pessoas a partir dos sinais de aparelhos celulares. A tecnologia permite detectar aglomerações com base na localização de um número expressivo de dispositivos móveis, no mesmo ponto, por longos períodos.
No entanto, mudanças internas da empresa, que foi comprada pelo grupo Magalu, culminaram na redução do universo de usuários contabilizados para o cálculo do Índice de Isolamento Social. Houve o desligamento de parte dos aplicativos parceiros utilizados pela empresa, o que atingiu a confiabilidade do levantamento dos dados, segundo a Segup.
Em nota pública, a empresa informou que houve “uma queda natural no volume de dados. Isto vem resultando em mudanças relevantes no universo de usuários contabilizados para o cálculo do Índice de Isolamento Social. Para que nossa análise seja estatisticamente relevante, precisamos de um mínimo de usuários para estar presentes em uma região. A queda nos dados poderia contribuir para a tomada de decisões com base em informações incompletas da região”.
Além disso, a Inloco alegou que “tem o compromisso de garantir a exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento, em conformidade com o art. 6º da Lei Geral de Proteção de Dados. Não poderemos mais oferecer essas garantias”.
Fonte: G1 Pará