Deputado confirma que mais de 200 ciclindros de oxigênio estão sendo doados por empresários
“Aproximadamente 100 cilindros são das usinas de álcool que serão doados para que possam ser usados pela saúde
O aumento diário de casos de Covid-19 em todo Mato Grosso tem trazido um alerta quanto ao possível desabastecimento em rápida escala de oxigênio nas cidades do estado. Gestores têm pedido ajuda de todos os setores e alguns empresários já anunciaram a colaboração com mais de 200 cilindros.
PUBLICIDADE
Nesta semana, a Assembleia Legislativa foi informada que pelo menos 28 cidades estão em possível colapso. Entre elas, Sinop, Lucas do Rio Verde e Água Boa. Cuiabá, que é onde tem o maior número de pacientes infectados com o coronavírus, algumas unidades já registraram falta de oxigênio por que havia grande demanda, principalmente nos fins de semana.
A Secretaria de Saúde do estado diz que o consumo de oxigênio aumentou 250% maior que a média normal, mas que na rede estadual o consumo está garantido. O deputado Carlos Avalone (PSDB) ouviu a situação de possível falta e começou a busca para tentar ajudar os municípios.
Em 48h de busca, pelo menos 220 ciclindros foram conquistados e serão doados ao Governo de Mato Grosso para que faça a entrega aos municípios. A maioria é proveniente de doação das indústrias de usina de álcool.
“Aproximadamente 100 cilindros são das usinas de álcool que serão doados para que possam ser usados pela saúde. Os outros 100 são de uma empresa que comprou e vai doar ao Governo. Mais 10 eu consegui lá para Ribeirão Cascalheira e agora alguns empresários estão ligando falando que algumas empresas ou fazendas tem cilindros e também vão doar. Está havendo uma mobilização de muita gente querendo ajudar. Aproximadamente 220 cilindros já estão para dsposição”, disse o deputado.
Os municípios afetados são: Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes, Juruena, Castanheira, Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Carlinda, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba, Juara, Brasnorte, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Vera, Sinop, Cláudia, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Diamantino, Nova Mutum e Água Boa
Fonte: Olhar Direto