PF e Exército desocupam garimpo de ouro clandestino em Mato Grosso;
O nome da operação é uma referência a Alfeu, deus do rio na mitologia grega
Polícia Federal, em ação conjunta com o Exército Brasileiro, deflagrou a segunda fase da Operação Alfeu nesta sexta-feira (12) e desarticulou garimpo ilegal de ouro no interior da Terra Indígena de Sararé, na região de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso. A desocupação do garimpo foi determinada pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT.
about:blank
Na ação conjunta, 50 policiais federais e 110 militares do Exército realizaram a operação utilizando apoio de helicópteros, drones e imagens de satélites. Equipe da PF especializada em explosivos ajudou na destruição do maquinário usado no garimpo pelos criminosos.
O garimpo de ouro no Rio Sararé é ilegal e utiliza instrumentos e maquinários para exploração clandestina de ouro. Em maio do ano passado, a PF havia realizado a primeira edição da ‘Alfeu’ no mesmo local, porém, os criminosos rescindentes invadiram novamente o local após a retirada das forcas policiais.
Esta é a terceira operação da Polícia Federal em duas semanas em Mato Grosso no combate à exploração e comercialização ilegal de ouro. Na semana passada, quatro pessoas foram presas na Operação Ouro Sujo e na terceira fase da Operação Papagaio de Ouro.
O nome da operação é uma referência a Alfeu, deus do rio na mitologia grega.
Fonte: Olhar Direto