Professor de Sorriso segue intubado em hospital de Nova Mutum
Além dele, uma educadora da rede municipal está internada no HC
O professor Robinson Klay Oliveira de Lima, de 46 anos, que atua na Escola Municipal Vila Bela, em Sorriso, segue intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro de Nova Mutum. Além dele, uma professora da rede municipal está internada no Hospital de Campanha (HC) de Sorriso. Ambos estão com Covid-19.
Robinson, segundo a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, segue internado em estado grave, mas estável. “Estamos em contato o tempo todo com a esposa dele, orando, e verificamos que o estado é grave, sim, mas estável. Nós confiamos que a medicação está fazendo efeito e rezamos muito pela recuperação dele”.
O profissional estava afastado da escola desde o dia 25 de fevereiro quando foi diagnosticado com uma pneumonia bacteriana. Como o primeiro exame deu negativo para Covid-19, o professor continuou em atendimento e afastado do trabalho, vindo a positivar na sequência.
Já uma professora que estava internada em um hospital particular de Sorriso recebeu alta. Desde 1 de fevereiro, 112 foram profissionais da rede municipal de educação foram afastados. Destes, 36 testaram positivo.
Em entrevista à TV Sorriso e ao Portal Sorriso, Lúcia informou que se trata de casos isolados, sem transmissão dentro das escolas. “Verificamos que, no presente momento, não tem nenhum registro de transmissão dentro de unidade escolar. E o número de professores infectados também está inferior ao número que tinha durante as aulas remotas. Temos muitas pessoas em quarentena, porque sempre que aparece alguém com sintoma gripal, nós, imediatamente, colocamos ele para ser atendido no Hospital de Campanha”.
Ainda segundo a gestora da pasta, o número de professores contaminados não cresceu não comparação com o ano passado, quando os profissionais atuavam em trabalho remoto. “Dos 112 profissionais, entre secretários escolares, alunos, professores, cooperados, zeladores, de todo o grupo de funcionários que atuam nas 35 unidades escolares, há 112 pessoas que do dia 1 de fevereiro até hoje, 12 de marco, estiverem em quarentena afastados por um determinado. Do total, 36 testaram positivo, então é um número tão pequeno que não chega a ser significativo diante do momento que vivemos”.
Por esse motivo, segundo a secretária, após reunião realizada no último domingo (7), foi decidido que serão mantidas as aulas presenciais. As unidades seguem os protocolos de biossegurança, como a aferição da temperatura de profissionais e alunos na chegada, a disponibilização do álcool 70% e o distanciamento social e uso de máscara.
Fonte: Portal Sorriso