Governo decide adiantar distribuição de novo lote de vacinas e entrega nesta 6ª doses para Cuiabá e Várzea Grande

Serão distribuídas 8.690 mil doses para os dos municípios da região metropolitana. Para o interior do estado, a distribuição aérera começa na segunda-feira (1º)

Novas doses da vacina contra Covid-19 chegam em MT — Foto: Michel Alvim - SECOM/MT
Novas doses da vacina contra Covid-19 chegam em MT — Foto: Michel Alvim – SECOM/MT

As novas doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca, que chegaram na quarta-feira (24) e quinta-feira (25) em Mato Grosso, começarão a ser distribuídas na tarde desta sexta-feira (26) para Cuiabá e Várzea Grande. Serão distribuídas 8.690 mil doses para os dois municípios da região metropolitana. Para o interior do estado, a distribuição aérea começa na segunda-feira (1º).

O estado havia confirmado que a distribuição começaria na segunda-feira (1º) para todo o estado.  No entanto, nesta sexta-feira (26) decidiu adiantar a distribuição para a região metropolitana.

São 11,8 mil doses da Coronavac e 21 mil doses da AstraZeneca.

Os imunizantes fazem parte da quinta e sexta remessas recebidas pelo estado, que totalizam 32,8 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde nesta semana.

Parte das doses da Coronavac serão usadas como segunda aplicação. O que tem preocupado muitos profissionais da saúde é que o prazo para tomar a segunda dose vence no sábado (27). Com a distribuição prevista para segunda-feira, a preocupação é que a segunda dose ficará fora do prazo indicado, que é de 14 a 28 dias após a primeira aplicação.

No entanto, de acordo com a médica patologista Natasha Slhessarenko, o atraso de dois ou três dias para aplicação da segunda dose não faz grande diferença, desde que esse atraso não seja de semanas, pois isso poderia comprometer a eficácia da imunização.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que as doses só podem ser distribuídas depois de reunião da comissão, em que o estado define com os municípios a quantidade de doses que cada um vai receber. Uma reunião será feita ainda nesta sexta-feira (26), às 14h.

Além disso, esse tempo entre a chegada e a distribuição das vacinas é necessário pra que se confira a quantidade de doses recebidas, a catalogação delas e a embalagem das novas remessas separadas para o envio aos municípios.

Público-alvo

As 11,8 mil doses da vacina Coronavac foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e será destinado aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos entre 80 e 84 anos.

Idoso recebendo a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: Ana Marin/G1
Idoso recebendo a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: Ana Marin/G1

As unidades da nova remessa poderão ser utilizadas como primeira ou segunda aplicação. Esses critérios ainda serão definidos e devem ser repassados na reunião desta sexta-feira (26) aos municípios.

Para a vacina Coronavac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Com a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalham no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Até o momento, o Estado de Mato Grosso recebeu 224.560 mil doses de vacina do Ministério da Saúde.

 Imunizante da Coronavac  — Foto: Divulgação/Sesapi
Imunizante da Coronavac — Foto: Divulgação/Sesapi

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, um total de 111.289 doses foram aplicadas no estado.

Vacinação na capital

A Prefeitura de Cuiabá aguarda a chegada de novas doses do imunizante para dar continuidade à campanha de vacinação contra o coronavírus na capital. Com a utilização de todas as doses, o pólo de vacinação, montado no Centro de Eventos do Pantanal foi fechado temporariamente, até que o município receba novas vacinas.

Neste momento de suspensão temporária da campanha o agendamento está fechado.

De acordo com o município, todas as doses de vacinas recebidas em Cuiabá já vieram com a especificação sobre o grupo a ser vacinado e quais eram primeira ou segunda dose.

Cuiabá recebeu recebeu do estado primeiramente as vacinas destinadas à primeira dose e quando chegou perto do prazo, recebeu as vacinas de segunda dose.

Atualmente a capital tem em estoque apenas 3.120 doses destinadas à segunda dose dos idosos, que começarão a ser aplicadas em 11 de março.

Técnica de enfermagem Lucinei Rodrigues, de 59 anos, que atua no setor de imunização do SUS há 21 anos, exibe a vacina contra Covid-19 momentos antes do lançamento da campanha, em Cuiabá — Foto: Luiz Alves/Secom
Técnica de enfermagem Lucinei Rodrigues, de 59 anos, que atua no setor de imunização do SUS há 21 anos, exibe a vacina contra Covid-19 momentos antes do lançamento da campanha, em Cuiabá —

A prefeitura aguarda o recebimento ainda de 3.030 vacinas para a segunda dose dos trabalhadores da Saúde aprazados para 28 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que não é a prefeitura que faz a reserva da segunda dose e que, por isso, é importante que pessoas que ainda não receberam a segunda dose entendam que assim que recebidas essas doses, será a imunização deste grupo.

Doses destinadas para Cuiabá para vacinação até o momento:

  • 20/01 – Coronavac – 8027 doses (para primeira dose)
  • 26/01 – AstraZeneca – 6630 doses (para primeira dose)
  • 26/01 – Coronavac – 3030 doses (para primeira dose)
  • 27/01 – Coronavac – 510 doses (para primeira dose)
  • 02/02 – Coronavac – 496 doses (para primeira dose)
  • 02/02 – Coronavac – 8027 doses (para segunda dose)
  • 09/02 – Coronavac – 3120 (para primeira dose idosos a partir de 85 anos)
  • 09/02 – Coronavac – 992 doses (para segunda dose)
  • 09/02 – Coronavac – 680 doses (para primeira dose)
  • 19/02 – Coronavac – 3120 (para segunda dose idosos a partir de 85 anos)

Dados de Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, até quinta-feira (25), 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e 5.747 mortes em decorrência da doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 370 internações em UTIs públicas e 343 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 83,90% para UTIs adulto e em 39% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (53.239), Rondonópolis (19.003), Várzea Grande (15.779), Sinop (12.767), Sorriso (10.256), Tangará da Serra (9.933), Lucas do Rio Verde (9.270), Primavera do Leste (7.331), Cáceres (5.516) e Nova Mutum (5.050).

Fonte: G1 MT

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.