Prefeitura de Belém divulga pontos de vacinação contra Covid-19 para idosos com mais de 85 anos
Vacinação dos idosos está prevista para começar nesta quarta, 3
A Prefeitura de Belém detalhou, nesta terça (2), como será feita a próxima etapa da vacinação nesta primeira fase da imunização contra Covid-19 (confira os pontos de vacinação a seguir).
Seguindo o Plano de Vacinação contra a Covid-19, esta etapa agora inclui:
- todos os idosos com 85 anos de idade ou mais
- profissionais da saúde
- quilombolas e indígenas da etnia Warao, refugiados da Venezuela.
De acordo com a prefeitura de Belém, o inicio da imunização está previsto para a próxima quarta-feira (3).
CORREÇÃO: O G1 errou ao informar que o início da vacinação de idosos em Belém começaria na segunda-feira (8). Essa informação havia sido divulgada pelo prefeito Edmilson Rodrigues em uma coletiva de imprensa nesta terça (2). No entanto, momentos depois, a prefeitura voltou atrás e antecipou o início da vacinação para quarta (3). A informação foi atualizada às 20h.
- Vacinação contra Covid -19 no PA: veja perguntas e respostas
Locais de vacinação contra Covid-19 em Belém
- Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Guamá)
- Universidade do Estado do Pará (UEPA – Escola de Enfermagem Magalhães Barata)
- UNIFAMAZ (Drive Thru)
- FIBRA (Drive Thru)
- Aldeia Amazônica (Drive Thru)
- Mangueirinho (Drive Thru)
- FUNBOSQUE – Av. Nossa Sra. da Conceição. Outeiro
- Maracajá – Tv. Siqueira Mendes. Mosqueiro
- Praça Carananduba. Mosqueiro
- Colégio do Carmo
- Escola Rotary
- Cassazum ;
- Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Icoaraci.
Para receber a dose da vacina os idosos devem apresentar: RG, CPF e comprovante de residência.
Segundo a prefeitura, os idosos acima de 85 anos com dificuldade de mobilidade serão vacinados em casa, após um cadastro realizado por qualquer familiar na unidade básica de saúde mais próxima.
Idosos acima de 85 anos e profissionais da atenção básica recebem na manhã desta terça-feira (2), no Compaz Ariano Suassuna na Zona Oeste de Recife (PE), doses da vacina de Oxford (desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca) contra a Covid-19. Até o momento, a prefeitura do Recife anunciou que 23.808 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. — Foto: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Balanço da vacinação em Belém
Durante a coletiva na tarde desta terça, o prefeito Edmilson Rodrigues também anunciou informações sobre os lotes das vacinas que a capital do Pará já recebeu e quantos já foram imunizados.
O primeiro lote foi recebido no dia 16 de janeiro. Foram 20.020 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan.
O início da vacinação foi no dia 19 de janeiro, sendo vacinados 100% dos profissionais da Sesma, 20% dos profissionais de hospitais de maior porte em Belém; e 10% em clínicas e laboratórios da rede assistencial.
Segundo a prefeitura, até o final de janeiro, foram vacinadas 16.927 doses aplicadas, divididas para 264 idosos em instituições de longa permanência, sendo que meta era 172; além de 16.663 profissionais da saúde.
A prefeitura também vacinou 100 profissionais da força aérea do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que estão transportando pacientes de Belém para outras regiões do estado, e de outros estados, como o Amazonas, para Belém.
Em relação ao segundo lote, que deve ser usado nesta atual etapa da vacinação, são 19.450 doses, sendo 9.540 da Coronavac e 9.910 da AstraZeneca, da Oxford.
Nesta etapa, devem ser vacinados 20% de profissionais de hospitais de maior porte (7.115); 10% para clínicas e laboratórios (1.502); todos os idosos com 85 anos ou mais (12.000); quilombolas (480) e indígenas Warao (267).
Fonte: G1 Pará