Candidatos da reaplicação do Enem 2020 fazem segundo dia de provas nesta quarta

Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade, é aplicado na mesma data. Ao todo, são cerca de 276 mil inscritos – entre eles, os alunos do Amazonas e os que tiveram Covid-19 na data original da avaliação

Alunos entram em escola após abertura dos portões para a reaplicação do Enem 2020 — Foto: Matheus Castro/G1 AM
Alunos entram em escola após abertura dos portões para a reaplicação do Enem 2020 — Foto: Matheus Castro/G1 AM

Nesta quarta-feira (24), candidatos da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) farão o segundo dia de provas, com 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Confira os horários:

  • 12h: abertura dos portões dos locais de prova
  • 13h: fechamento dos portões
  • 13h30: início da aplicação do exame
  • 18h30: fim da prova

A princípio, em todo o país, são 276 mil participantes inscritos. Entre eles, estão:

  • 41.864 privados de liberdade, que prestam o Enem PPL dentro de unidades prisionais e socioeducativas;
  • 163.444 inscritos no estado do Amazonas, 969 na cidade de Espigão D’Oeste (RO) e 2.863 em Rolim de Moura (RO), onde a prova foi suspensa por causa da pandemia;
  • 66.860 candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (como Covid-19) no dia da primeira aplicação, que enfrentaram problemas logísticos (falta de luz no local de prova, por exemplo) ou que foram barrados em salas lotadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou quantos se encaixam em cada uma das situações mencionadas.

O primeiro dia de prova ocorreu nesta terça, em 1.480 municípios. Em Boca do Acre, no Amazonas, o exame foi suspenso por decisão do prefeito, José da Cruz, por causa dos alagamentos registrados na cidade.

Segundo o Inep, os candidatos afetados só poderão participar do Enem 2021, em data a ser confirmada (outubro ou novembro).

Tema da redação

No primeiro dia de provas, na terça-feira, os candidatos responderam a questões de linguagens e de ciências humanas, e tiveram de escrever sobre “a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.

Ana Cristina Campedeli, professora de redação do Colégio Oficina do Estudante (SP), considera um bom tema para o exame.

“É um assunto pertinente, porque conversa com fatos da atualidade. Os alunos poderiam citar, por exemplo, as chamadas ‘vacinas de vento’ ou os jovens que saem de casa e colocam em risco seus pais e avós”, diz. “A redação propõe uma reflexão importante sobre o momento que estamos vivendo.”

A professora Maria Aparecida Custódio, do laboratório de redação do curso Objetivo (SP), afirma que seria possível estabelecer uma relação com entre a falta de empatia e a desigualdade no Brasil.

“Há uma naturalização das injustiças sociais no país. Nós nos acostumamos ao fato de haver pessoas abaixo da linha da miséria, sem saneamento básico, sem acesso à educação, desempregadas”, diz.

Abaixo, veja quais foram os outros temas de redação do Enem 2020.

Temas no Enem impresso e digital:

  • Na primeira aplicação do Enem impresso, em 17 de janeiro, a redação teve como tema: o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’.
  • No Enem digital, em 31 de janeiro, os candidatos escreveram sobre “o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”.

Resultados

O gabarito e os cadernos de questões serão divulgados na segunda-feira (1º).

As notas individuais saem em 29 de março, junto com a dos candidatos da primeira aplicação e do Enem digital.

Abstenção no Enem 2020

As outras versões do Enem 2020 foram marcadas por altos índices de abstenção. Na prova impressa, aplicada em 17 e 24 de janeiro, mais da metade dos inscritos não compareceu.

No Enem digital, 96 mil estavam confirmados, mas 68% faltaram no primeiro domingo, e 71,3%, no segundo. Foi a estreia do formato informatizado.

O índice de abstenção da reaplicação do Enem só será divulgado pelo Inep no fim da quarta-feira.

Fonte: G1 MT

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.