Carta pela democracia na USP, emendas de relator e mais de 11 de agosto

A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), foi lida nesta quinta-feira (11), no Pátio das Arcadas, no Largo São Francisco, no centro da capital paulista.

Ao final do ato, houve manifestações do público contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apoio de policiais e militares à carta

De acordo com os organizadores, mais de 8.000 policiais civis e militares e quase 1.900 militares foram favoráveis à carta.

O documento teve a adesão de professores, alunos, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), banqueiros, candidatos à Presidência e membros da sociedade civil. O texto foi revelado em primeira mão pelo analista da CNN Caio Junqueira.

Emendas de relator

O governo federal prevê reservar um montante de R$ 19,3 bilhões para as chamadas emendas de relator, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), de 2023.

Esse valor representa um aumento de 13,3% em relação aos atuais R$ 17,1 bilhões disponíveis para o exercício de 2022.

Destruição de base russa na Crimeia

Pelo menos sete aviões de guerra russos foram destruídos após explosões abalarem a Crimeia, conforme mostram novas imagens de satélite.

Uma pesquisa da CNN descobriu que essa poderia ser a maior perda de aeronaves militares de Moscou em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial.

As aeronaves destruídas parecem ser bombardeiros Su-24 e caças multifunção Su-30, disse Peter Layton, membro do Griffith Asia Institute e ex-piloto da Força Aérea Australiana, que examinou fotos de satélite da empresa de monitoramento Planet Lab mostrando a Base Aérea de Saki antes e após as explosões.

Varíola dos macacos como emergência de saúde pública

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) propôs ao Ministério da Saúde que a Monkeypox, ou varíola dos macacos, seja reconhecida como Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional. O documento, que a CNN teve acesso, foi enviado na última quarta-feira (10) para a pasta.

À CNN, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que não há, no momento, requisitos técnicos para que se declare emergência de saúde pública da doença.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

Fonte CNN Brasil

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!