Anjos da Guarda: OAB acompanha buscas em casa de advogado de MS
Policiais federais que estão em Mato Grosso do Sul para ações da Operação Anjos da Guarda cumprem na manhã desta quarta-feira, dia 10 de agosto, mandado de busca e apreensão contra um advogado de Três Lagoas – cidade a 311 quilômetros de Campo Grande, capital do Estado. A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) acompanha as equipes no local.
Conforme divulgado nesta manhã, os alvos da operação planejavam resgatar integrante do grupo criminoso, com atuação dentro e fora dos presídios, que estão nas Penitenciárias Federais de Brasília e Porto Velho, em Rondônia. Segundo informações preliminares, um dos nomes na lista é o de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, considerado o líder geral da facção paulista hoje. A mulher dele, Cynthia Giglioli da Silva, acabou presa na ação desta manhã.
As investigações apontaram que os criminosos contava com uma rede de comunicação mantida por advogados para organizar o plano. Os profissionais transmitiam mensagens dos suspeitos envolvidos no crime e cobravam informações sobre o andamento do resgate. Para isso, os aproveitavam atendimentos e visitas nos presídios e usavam situações jurídicas que sequer existiam para falar dos crimes, uma espécie de código entre o advogado e cliente.
Ao todo são cumpridos onze mandados de prisão preventiva e treze de busca e apreensão nos três estados: Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente).
Conforme apurado pela reportagem, o único advogado alvo da ação em Mato Grosso do Sul mora em Três Lagoas. Como determinado por lei, buscas nos endereços ligados ao profissional foram acompanhadas por equipes da ordem dos advogados. Contra o suspeito, há ainda um mandado de prisão preventiva.
Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido na capital do Estado, mas o nome do investigado ou o bairro em que ele mora na capital, não foi divulgado.
Fonte Primeira Página