Explosões em base russa na Crimeia deixam um morto e feridos, diz governo local

Uma pessoa morreu após explosões na área de uma base aérea militar russa na Crimeia nesta terça-feira (9), de acordo com Sergey Aksenov, chefe da chamada República da Crimeia.

“A situação é localizada e está sob controle. Repito mais uma vez: não há evacuação geral no distrito. Apenas moradores de casas localizadas muito próximas ao aeródromo militar serão reassentados”, disse Aksenov no Telegram.

Cerca de 30 pessoas foram retiradas de suas casas, disse Oleg Kryuchkov, conselheiro do chefe da região da Crimeia. Um perímetro de cordão foi estabelecido ao redor do aeródromo, disse Kryuchkov em seu canal Telegram.

Mais cedo, o ministro da Saúde da República da Crimeia, Konstantin Skorupsky, disse que cinco pessoas ficaram feridas após as explosões. Não está claro se a pessoa que morreu estava entre as relatadas anteriormente como feridas.

Um dos feridos está passando por uma cirurgia para ferimentos sem risco de vida, disse Skorupsky. Quatro dos feridos receberam atendimento ambulatorial por ferimentos devido a cortes de fragmentos de vidro e foram enviados para casa após o tratamento, acrescentou.

Citando o Ministério da Defesa russo, a mídia estatal russa RIA Novosti informou anteriormente que as explosões foram causadas por munição de aviação detonada “no território do aeródromo ‘Saki’, perto do assentamento de Novofedorivka”.

Aksenov disse que está no local na vila de Novofedorivka, no distrito de Saki, e “há uma dispersão de fragmentos”.

Equipes de emergência estão trabalhando no local, acrescentou. “Foram tomadas medidas para estabelecer um perímetro de cordão em uma zona de 5 km: cercas, equipes de polícia de trânsito e patrulhas a pé para evitar ferimentos aos moradores locais”.

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que não pode determinar a causa das explosões.

“O Ministério da Defesa da Ucrânia não pode determinar a causa do incêndio, mas mais uma vez lembra as regras de segurança contra incêndio e a proibição de fumar em locais não especificados”, disse o comunicado do ministério. “O fato de um incêndio pode ser usado por um país terrorista em uma guerra de informação”.

Fonte CNN Brasil

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!