Ministro do STF indicado por Lula devolve PROS para ala contrária a Pablo Marçal 

O ministro Ricardo Lewandowski, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou hoje (05/08) o retorno de Eurípedes Júnior à presidência do Pros em meio a uma disputa judicial cheia de reviravoltas pelo comando do partido. 

Esta é a terceira vez nesta semana que o comando do partido muda de mãos —e ainda cabe recurso. Eurípedes Júnior, que endossa uma aliança com o PT, tem revezado na Justiça o comando do Pros com Marcus Holanda, que prefere a candidatura própria, com o coach Pablo Marçal —já registrado junto ao TSE. 

Marçal, por sua vez, diz que sairá candidato com um ou com outro. O prazo para registro de candidaturas acaba nesta sexta, ele é único com CNPJ no TSE. 

A decisão foi divulgada hoje com base em jurisprudência do TSE, segundo Lewandowski, o tribunal tem poder para decidir sobre assuntos internos dos partidos. O assunto ainda poderá ir a plenário. 

Na decisão, o ministro fala sobre “o quadro de instabilidade e insegurança jurídica que se cria no cenário das eleições gerais” após as trocas de comando no Pros. 

O partido que apoiou o PT nas duas últimas eleições nacionais, com Dilma Rousseff (2014) e Haddad (2018), lançou o coach, empresário e influencer Pablo Marçal em convenção na semana passada, em Brasília. Foi a primeira vez que o partido decidiu disputar o cargo e a primeira vez que Marçal entrou em uma eleição. 

Em coletiva com a imprensa nesta tarde ele disse, “vou até às últimas consequências pelo povo, o Lula não pode roubar a nossa candidatura assim”, afirmou ele. 

Questionado pelo Olhar Cidade sobre os candidatos da proporcional, ele disse que vai apoiar cada um deles para que consigam manter suas candidaturas pelo PROS.

Da redação

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!