Pesquisa diz que somente 34% dos homicídios em MT são esclarecidos
Levantamento do Instituto Sou da Paz aponta que 34% dos homicídios ocorridos em Mato Grosso não foram esclarecidos e os autores estão impunes. Esta é a quinta edição do estudo, realizado por meio de informações de Tribunais de Justiça e de Ministérios Públicos Estaduais.
O indicador de esclarecimento de homicídios é um número percentual que expressa a proporção de homicídios dolosos consumados em 2019 que geraram denúncias pelo Ministério Público nos anos de 2019 e 2020, apresentadas à Justiça.
O estudo mostra que Rondônia foi o estado que mais esclareceu homicídios ocorridos em 2019, com percentual de 90%, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%.
Entre os estados com as menores taxa de esclarecimento foi o Rio de Janeiro, com 16% de taxa de elucidação de homicídios. O estado com a segunda pior taxa é o Amapá, com 19%, seguido de Bahia, Pará e Piauí, ambos esclarecidos 24% dos homicídios ocorridos em seus territórios em 2019.
A quinta edição da pesquisa “Onde Mora a Impunidade? Porque o Brasil precisa de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídio” tem objetivo de chamar a atenção do Estado e da população brasileira sobre a importância da investigação de homicídios para acabar com a sensação de impunidade.
O Instituto Sou da Paz realiza desde 2017 a coleta de dados junto aos 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal para apoiar o cálculo e a publicação de um indicador nacional de esclarecimento de homicídios.
O que diz a Polícia
A reportagem procurou a Polícia Civil para se posicionar sobre a quantidade de homicídios não elucidados pelo Estado e aguarda posicionamento.
Fonte Primeira Página