Pela primeira vez, AGER/MT realiza etapa de Monitoramento do Plano Estratégico Trienal – rss
Na última quarta-feira (27.07), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), realizou pela primeira vez a etapa de Monitoramento do Plano Estratégico Trienal, implantado em 2021.
O Monitoramento, que consiste em analisar os projetos estratégicos e ações implementadas a partir do Planejamento, ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de 18 servidores da Agência, com destaque para os líderes responsáveis pelas demais etapas e para o Chefe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), Paulo Henrique Leite de Oliveira, que coordena a execução do plano e conduziu a reunião.
Conforme descrito na apresentação institucional da AGER/MT, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão que visa alinhar os objetivos organizacionais, definir o caminho que a organização deve seguir e quais as ações necessárias para atingir seus objetivos, sua visão de futuro e cumprir com sua missão; bem como direcionar recursos e esforços para melhorias na governança e no desempenho organizacional.
Na AGER/MT, o Plano aplicado consiste em um ciclo de movimento contínuo composto por cinco etapas – Planejamento, Execução, Monitoramento, Revisão e Avaliação – formuladas em um Plano Rolante Trienal, ou seja, após um ano de execução, é acrescido mais um ano em sua vigência, mantendo sempre sua extensão em três anos. Sendo assim, a primeira versão foi pensada para os anos de 2021, 2022 e 2023, já a versão atual se estabelece de 2022 a 2024.
O Plano é anualmente avaliado e revisado, buscando manter a melhoria contínua de sua qualidade e seu alinhamento à missão e visão da Agência. Neste ano, pela primeira vez, os projetos estratégicos executados ou em execução estão se consolidando com maior detalhamento e com o cumprimento da etapa Monitoramento das ações, sendo possível, assim, superar entraves e melhorar a performance das áreas de atuação da AGER/MT. As reuniões de Monitoramento passam, então, a ocorrer semestralmente com a participação dos responsáveis pelos projetos estratégicos e sob a coordenação do NGER.
O Presidente Regulador, Luis Alberto Nespolo, fala sobre a importância do Plano Estratégico para o constante desenvolvimento da Agência e suas atividades, e explica a essencialidade da realização do Monitoramento para que se avancem as demais etapas.
“É um momento bem importante de revisão e readequação do nosso Plano, porque é em cima do Monitoramento que vamos revisar os projetos estratégicos e os responsáveis por cada etapa vão poder realinhar datas, prazos, atividades, conferir os produtos e os resultados para continuarmos avançando”, salienta.
Para acessar a versão atual e completa do Plano Estratégico Trienal da AGER/MT e saber mais sobre a etapa de Monitoramento, clique aqui.