Declarações de membros do Fed jogam pressão sobre decisão da taxa Selic

O Copom completará 12 altas consecutivas nesta quarta-feira (3), caso a projeção de alta da Selic seja confirmada. A expectativa do mercado é que a taxa básica seja elevada em 50 pontos-base, chegando a 13,75%.

Segundo especialistas, a dúvida que fica é sobre a sinalização do Banco Central acerca das próximas reuniões, se encerrará o ciclo de aperto monetário em agosto ou ainda continuará subindo juros para controlar a inflação.

Nos EUA, membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sinalizaram que a entidade pode ser mais dura na política monetária do país, reforçando apostas de aumento dos juros em 75 pontos-base na próxima reunião, na contramão do arrefecimento esperado pelo presidente Jerome Powell.

Por fim, o imbróglio envolvendo Taiwan acirrou a guerra comercial entre China e EUA, que buscam o protagonismo em meio à retomada econômica pós-pandemia.

Apresentado por Thaís Herédia Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.

*Publicado por Fabricio Julião, do CNN Brasil Business

Fonte CNN Brasil

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!