Joe Biden se recupera bem após testar positivo para Covid-19, diz Casa Branca

Os sintomas de Covid-19 do presidente norte-americano, Joe Biden, melhoraram, disse seu médico nesta sexta-feira (22), um dia depois que ele testou positivo para o vírus, pois uma subvariante altamente contagiosa gerou uma nova onda de casos nos Estados Unidos.

Uma carta divulgada pelo médico da Casa Branca, Kevin O’Connor, disse que Biden estava com uma leve temperatura de 37,4ºC na noite de quinta-feira, mas ele respondeu favoravelmente ao Tylenol.

“Sua voz está mais grave esta manhã. Seu pulso, pressão arterial, frequência respiratória e saturação de oxigênio permanecem normais, em ar ambiente”, disse ele.

O coordenador Covid da Casa Branca, Dr. Ashish Jha, disse à CNN que Biden estava bem e que seus sintomas leves eram basicamente os mesmos.

Biden testou positivo para Covid-19 na quinta-feira, quando a Casa Branca disse que estava com sintomas leves e continuaria trabalhando, mas em isolamento.

Na sexta-feira, enquanto a Casa Branca procurava transmitir uma sensação de normalidade, divulgou outra foto de Biden assinando a legislação um dia antes usando uma máscara preta.

Biden, que aos 79 anos é a pessoa mais velha a ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos, deve realizar três reuniões virtuais com sua equipe na sexta-feira, incluindo seus assessores econômicos, legislativos e de segurança nacional, de acordo com sua agenda pública divulgada pelo Casa Branca.

“Vamos deixá-lo tentar fazer uma pausa lá, mas sei que ele quer ter um dia agitado”, disse Jha separadamente na MSNBC. “Vamos ver o que podemos negociar em termos de garantir que ele tenha pelo menos algum tipo de folga, mas ele tem um dia bastante cheio pela frente.”

Biden começou a sentir coriza, fadiga e tosse seca ocasional na quarta-feira e está tomando o tratamento antiviral médico Paxlovid, disse a Casa Branca Kevin O’Connor na quinta-feira.

Totalmente vacinado e duas vezes reforçado, Biden disse que estava “indo bem” em um vídeo postado em sua conta no Twitter na quinta-feira. No clipe de 21 segundos, ele também disse que estava “fazendo muito trabalho” e continuaria com suas funções.

Jha disse que ainda não está claro onde exatamente Biden, que retornou recentemente de uma viagem ao Oriente Médio, contraiu o novo coronavírus. Ele disse à CNN que não tinha conhecimento de nenhum caso vinculado entre os contatos próximos recentes de Biden, mas que a Casa Branca continuava realizando o rastreamento de contratos.

Jha disse que ele e O’Connor forneceriam atualizações sobre a condição de Biden, e a Casa Branca agendou uma coletiva de imprensa para uma atualização sobre a saúde de Biden às 15h (no horário local).

Os casos de Covid aumentaram mais de 25% no último mês, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), à medida que a nova subvariante BA.5 se instala lá e em todo o mundo.

“O melhor cuidado que existe”

Biden planejava viajar para seu estado natal, Delaware, neste fim de semana, mas a primeira-dama Jill Biden, que até agora deu negativo, ficará lá enquanto o presidente se isola na Casa Branca.

A vice-presidente Kamala Harris também testou negativo.

Paxlovid, o medicamento antiviral da Pfizer que o presidente está tomando, demonstrou reduzir o risco de doença grave em quase 90% em pacientes de alto risco se administrado nos primeiros cinco dias de infecção, mas também foi associado a infecções de rebote em alguns casos.

Mesmo com o poderoso medicamento antiviral e vacinas, uma pequena porcentagem de idosos acaba no hospital.

No entanto, especialistas em saúde observaram que Biden parece estar relativamente bem de saúde para sua idade, ecoado pelo exame físico do presidente no final de 2021. Ele parou temporariamente de tomar dois medicamentos – um para tratar a fibrilação atrial, ou AFib, e um para baixar o colesterol – enquanto estiver sendo medicado com Paxlovid.

Fonte CNN Brasil

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!