Solicitações para voto em trânsito começa nesta segunda; veja como fazer

Eleitores que estão foram da zona eleitoral podem fazer a solicitação de voto em trânsito a partir desta segunda-feira (18), para eleições de 2022.

Veja como regularizar o título de eleitor
Voto é obrigatório no Brasil. (Foto: Tribunal Regional Eleitoral de MT)

A medida é válida somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Em Mato Grosso, o voto em trânsito estará disponível nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária. Pessoas que são de fora de Mato Grosso, por exemplo, podem votar para presidente se fizerem a alteração.

Já para quem é do mesmo estado e está apenas foram da cidade, o Código Eleitoral habilita a possibilidades de voto para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Como habilitar

Em Cuiabá, os eleitores deve ir presencialmente até a Casa da Democracia, levando um documento com foto e comprovante de endereço. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30min. Não há atendimento pela internet.

O Prazo para fazer a solicitação é até o dia 18 de agosto.

Fonte Primeira Página

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!