Segunda turma de controladores internos passa por capacitação na Escola de Contas
Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT
A segunda turma da capacitação “Controle Interno e as Controladorias Municipais”, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), teve início nesta segunda-feira (18). O encontro se estende até a quarta-feira (20), na sala 2 da Escola Superior de Contas.
Na abertura, o supervisor da Escola, conselheiro Waldir Teis, chamou a atenção para o perfil adotado pela gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, que vem priorizando ações de orientação e aproximação do órgão junto aos jurisdicionados.
Teis ressaltou ainda que o objetivo da qualificação é reduzir erros e trazer mais efetividade à gestão pública. “Um exemplo que cito é a questão patrimonial. Quando se sabe onde e o que se tem como patrimônio, nós sabemos como vigiar o que é nosso”, disse.
Na ocasião, o auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Roberto Souza, falou sobre a realização de auditoria seguindo os padrões reconhecidos internacionalmente e sobre a melhora de processos que resultam no aprimoramento de políticas públicas.
“Na prática isso dá mais qualidade, credibilidade e profissionalismo para o profissional quando for fazer seu trabalho e, em última análise reflete na boa e regular gestão dos recursos públicos, o que traz benefícios para a sociedade”, explicou o palestrante.
Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT
O diretor da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicon-MT), Leonardo Artuzi, destacou a importância do encontro para o setor e agradeceu à Corte de Contas pela iniciativa.
“Parte da nossa atribuição é recomendar e orientar. Então, por mais que haja problemas estruturais, é fundamental que os controladores se orientem, mandem um ofício para o gestor, peçam essa estruturação. A Associação também continua sempre à disposição”, pontuou.
O objetivo da capacitação é contribuir para a evolução técnica dos profissionais. Para isso, será apresentado um roteiro do processo de auditoria no contexto do setor público, desde o planejamento individual até o monitoramento, com exemplos práticos, para que essa nova forma de atuação assegure a eficácia na gestão dos recursos públicos. O curso será realizado para cinco turmo, sendo que a primeira foi capacitada entre os dias 27 e 29 de junho.
Desta vez, a capacitação é destinadas aos representantes dos municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Araguaiana, Araguainha, Arenápolis, Barão de Melgaço, Comodoro, Cuiabá, Colíder, Dom Aquino, Itiquira, Jangada, Nobres, Nortelândia, N. S. do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca, Poxoréu, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Santa Rita do Trivelato e Serra Nova Dourada.
André Garcia SantanaSecretaria de Comunicação/TCE-MTE-mail: imprensa@tce.mt.gov.brFlickr: clique aqui
Fonte Assessoria de Comunicação