Grupo Flor Ribeirinha se torna campeão em Festival na Bulgária

O grupo Flor Ribeirinha, de Mato Grosso, foi o campeão e levou para casa o troféu “Golden Peak” (Pico de Ouro), da Bulgária.

WhatsApp Image 2022 06 28 at 13.46.09 2
Flor Ribeirinha participa de festivais na Europa – (Foto: Divulgação)

O grupo está em turnê internacional pela Europa, desde o mês de junho, onde circulou por três países: a Croácia, Eslovênia e Bulgária. Na Bulgária, o grupo realizou sete apresentações em diferentes cidades e pelo qual participou de duas competições no maior festival de danças folclóricas da capital Sofia.

Em Sofia, venceu na 26° edição do Festival anual “Vitosha Internacional Folklore Festival (Vitosha IFF) que começou no dia 11 de julho, sob o lema: Juntos no Amor pela Dança.

O festival começou com desfile no parque Borissova Grandina dos grupos folclóricos búlgaros e estrangeiros, seguindo de uma cerimônia oficial de abertura.

O Flor Ribeirinha competiu com 17 grupos folclóricos, e participou de duas categorias competitivas, entre elas, solo/dueto com os bailarinos, Ludmila Arruda e Willian Vicente e na categoria em grupo pelo qual consagrou-se campeão.

flor ribeirinha
Troféu recebido pelo grupo Flor Ribeirinha (Foto: Divulgação)

A dança que levou o Flor Ribeirinha para a final foi o ritmo alegre e contagiante do Siriri, uma das manifestações culturais que reflete a cultura Mato-grossense e a mais antigas da baixada cuiabana.

A dança que consagrou o grupo campeão, foi a dança do Boi Bumbá, uma dança reconhecidamente do norte do Brasil, advinda do Festival de Parintins da Amazônia.

Na dança, entre pajés, cunhã porangã, sinhazinha da fazenda, emerge o boi bumbá, uma homenagem consciente aos povos indígenas do Brasil e que demonstra que as manifestações culturais do Brasil são únicas, expressivas e grandiosas.

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, fez muitas apresentações nos palcos e nas ruas com os desfiles durante os Festivais na Eslovência, Croácia e na Bulgária. Mostraram com muita energia as cores e a beleza da cultura popular brasileira, especialmente a cultura Mato-grossense.

Fonte Primeira Página

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!