Homem é conduzido por pesca ilegal no Rio Manso e porte ilegal de arma
Equipes de fiscalização do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar autuaram nessa quinta-feira (14) um homem por pesca ilegal de espécies proibidas por lei, bem como de pescados abaixo da medida determinada pela legislação vigente, no Rio Manso, na região da comunidade Acoparis, em Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá. Ele também respondeu por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo a polícia, os agentes encontraram a embarcação do homem próxima às margens do rio, durante patrulhamento fluvial.
Na abordagem, eles encontraram no viveiro da embarcação, diversas espécies de pescados, tais como: dourados, piraputangas, pacu e pacu-peva, sendo que destes, a captura do Salminus Brasiliensis (dourado) é proibida por lei, bem como pescados abaixo da medida, conforme legislação vigente.
Em continuidade a fiscalização, o homem foi questionado sobre sua documentação pessoal, e afirmou que estava em seu veículo, localizado próximo ao local inspecionado.
Diante disso, a equipe policial realizou uma busca veicular no carro onde encontraram uma arma de fogo cal.32, carregada com uma munição. O homem confirmou aos oficiais que a arma era dele mas alegou não possuir a documentação exigida por lei e nem autorização legal para o porte.
Ao todo, 9 pescados de espécies variadas foram apreendidos, dentre eles: dois dourados com peso de 1,520 kg – cuja captura atualmente é proibida por lei; 5 piraputangas com peso de 1,292 kg – sendo 4 delas abaixo das medidas permitidas – duas com 25 cm, uma com 27 cm e outra com 19 cm; um pacu de 0,870 kg, com tamanho de 31 cm e uma pacu-peva com peso de 0,114kg, contendo o tamanho de 15 cm. A soma de tudo totalizou 3,822 kg de pescado.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido a Delegacia de Policia Civil de Rosário Oeste para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Os pescados, a embarcação de alumínio, o motor e o tanque de combustível apreendidos foram entregues na Delegacia.
O infrator deverá pagar uma multa de R$ 3.152,88.
Fonte Primeira Página