Secretaria de Saúde de Rondonópolis investiga dois casos suspeitos da nova variante do coronavírus em pacientes residentes do AM

A maioria dos pacientes já estavam em Rondonópolis quando apresentaram sintomas da doença e foram internados em hospitais do município no fim do mês passado

Secretaria detecta dois casos suspeitos da nova variante do coronavírus — Foto: JG

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, informou que recebeu seis pacientes, morados do Amazonas, suspeitos de estarem infectados com a nova variante do coronavírus. Desses, quatro foram descartados, um teve teste inconclusivo e outro ainda aguarda confirmação.

A maioria dos pacientes já estavam em Rondonópolis quando apresentaram sintomas da doença e foram internados em hospitais do município no fim do mês passado.

De acordo com a secretaria, dos seis pacientes, cinco deram entrada em um hospital particular da cidade, sendo que um morreu, dois já receberam alta médica e dois continuam internados.

O sexto paciente foi internado no Hospital Regional de Rondonópolis, ele era caminhoneiro e também morreu. Segundo a secretaria, a vítima estava passando pela cidade quando passou mal e foi internado. O teste dele foi inconclusivo, segundo a secretaria.

O estado de saúde dos demais pacientes internados não foi divulgado.

Até a última semana, Mato Grosso não tinha registro de caso confirmado da nova variante em moradores do estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Nesta terça-feira (2), o G1 entrou em contato com a secretaria, mas não obteve retorno.

Variante encontrada em oito países

O boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na semana passada, informou que a variante brasileira já está em oito países.

O documento diz que a transmissão acelerada no Brasil levanta preocupações, mas que mais estudos ainda são necessários “para avaliar se há alterações na transmissibilidade, gravidade ou atividade neutralizadora de anticorpos como resultado destas novas variantes”.

“No Brasil, onde a variante foi inicialmente identificada além da detecção em um grupo de viajantes do Brasil para o Japão, o número de novos casos semanais nas últimas duas semanas é relatado em níveis mais elevados em comparação com o de setembro a novembro de 2020, e novas mortes semanais aumentaram desde o início de novembro de 2020″, explicou a OMS.

Fonte: G1 MT

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.