Um incêndio de grandes proporções atingiu a região central de São Paulo, na noite do último domingo (10) e o Corpo de Bombeiros levou cerca de 70 horas para conter as chamas. No total, nove edifícios foram interditados pela prefeitura por causa do risco de queda. Não há registro de vítimas fatais.
As autoridades informaram que o fogo começou no número 95 da rua Barão de Duprat, no bairro da Sé, e que o edifício não tinha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
No total, 20 bombeiros continuarão no local na noite desta quarta-feira (13), para monitorar o possível retorno de focos de incêndio. Engenheiros da prefeitura e equipes da Defesa Civil devem visitar a região na quinta-feira (14) para avaliar os danos.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou à CNN, nesta quarta-feira (13), que a prefeitura deve solicitar a demolição do edifício. O incêndio, que ocorreu na região de comércios da 25 de Março, causou a destruição de mais de 100 lojas.
Relembre outros grandes incêndios no centro de São Paulo
Edifício Andraus (1972)
O incêndio no Edifício Andraus, na avenida São João, causou 17 mortes e deixou mais de 300 pessoas feridas. Uma sobrecarga do sistema elétrico teria causado o incêndio. O prédio havia sido inaugurado dez anos antes. As chamas atingiram cinco prédios vizinhos.
Helicópteros tiveram de ser utilizados para resgatar as vítimas, que se abrigavam na cobertura do prédio.
Depois de passar por uma grande reforma, o Andraus foi reinaugurado e segue em funcionamento até hoje.
Edifício Joelma (1974)
O mais trágico dos incêndios em prédios na capital paulista foi o do Edifício Joelma, em 1º de fevereiro de 1974.
Na época, autoridades informaram que o incêndio teve início após um curto-circuito no sistema de ar condicionado no 12º andar. Cerca de 300 pessoas ficaram feridas e aproximadamente 190 morreram – não há consenso sobre os números exatos.
Em pouco tempo, o fogo tomou todo o prédio. Bombeiros não conseguiam salvar as pessoas nos andares mais altos, o que provocou cenas dramáticas de pessoas se jogando para baixo. Assim como ocorreu no Andraus, helicópteros também foram usados no trabalho de resgate.
Com 25 andares e localizado na avenida Nove de Julho, o Joelma também passou por uma grande reforma e ainda funciona atualmente. Porém, o prédio agora recebe o nome de Edifício Praça da Bandeira.
Wilton Paes de Almeida
Localizado no largo do Paissandu, o Edifício Wilton Paes de Almeida desabou após um incêndio de grandes proporções na madrugada de 1º de maio de 2018. Um prédio vizinho também pegou fogo nos três primeiros andares, mas não colapsou.
A Igreja Evangélica Luterana, que ficava ao lado Wilton Paes de Almeida também pegou fogo e parte da estrutura desabou.
Sete pessoas morreram e duas ficaram feridas no acidente. O local estava abandonado e era ocupado por sem-tetos. Segundo estimativas, cerca de 150 pessoas viviam no local.
Veja fotos dos incêndios ocorridos no Centro de São Paulo:
Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real
CLIQUE AQUI Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!