Prefeito André Bringsken (MDB) critica uso de máscaras e diz que coronavírus ‘morre’ com o sol
Bringsken ainda afirmava que a cidade tinha 50 novos casos da doença e quatro pacientes estavam em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade (521km de Cuiabá), André Bringsken (MDB), que também é médico, fez um vídeo criticando o uso de máscaras, dizendo que o tratamento precoce é eficaz contra a Covid-19 e que o novo coronavírus morre “em poucos segundos no sol”. As informações passadas pelo político, no entanto, já foram refutadas pela comunidade científica e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vídeo foi publicado no último dia 18 de janeiro. Na ocasião, Bringsken ainda afirmava que a cidade tinha 50 novos casos da doença e quatro pacientes estavam em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Sou totalmente avesso a lockdown, não vamos realizar (…) Única coisa que fizemos foi toque de recolher para evitar aquela bebedeira principalmente na beira do rio e locais mais frequentados”, afirmou. “Sou contra o fechamento primeiro porque não existe nenhum dado cientifico nesses oito meses que comprovou que isso gera baixa na transmissibilidade do vírus. No ar livre a transmissibilidade chega perto do zero”, completou, sem apresentar comprovação.
O prefeito afirmou que “No ar livre, com sol, o vírus morre em alguns segundos e não consegue infectar as pessoas”. Por fim, o político completou: “Temos que sair da fase do terror do Covid, temos que entender que ele é uma doença que veio para ficar. Vamos levar dez anos para entender essa doença, porque o vírus é um vírus fabricado”.
O prefeito disse, ainda, que “foi provado que a máscara faz mais mal do que bem” e que deve ser usada “só por quem está com sintomas ou profissionais de saúde”, ou, então, para quem irá aglomerar em ambientes fechados. “Muita gente perdeu a vida porque ficou em casa”, finalizou.
Vila Bela da Santíssima Trindade já registrou 1.573 casos de Covid-19 e 28 mortes em decorrência da doença. A taxa de letalidade do município está em 1,78%.
Fonte: Olhar Direto