Avião espacial militar quebra novo recorde em órbita

O X-37B é um avião da Força Espacial dos Estados Unidos que realiza voos na órbita terrestre. Produzido pela Boeing, ele agora bateu recorde de permanência fora da Terra em sua mais recente missão.

No último dia 7 de julho o avião completou 781 dias no espaço, batendo a marca anterior de 780 dias. A nave está em missão desde 17 de maio de 2020. Esse número pode aumentar ainda mais, já que a missão atual ainda não tem data para terminar. 

publicidade

Lembrando que esse recorde de duração de missão é referente apenas ao tempo de permanência desse tipo de avião na órbita. A aeronave está longe, por exemplo, da marca geral de estadia na órbita, obtida pelo satélite Landsat-5, que permaneceu ao redor da Terra por 29 anos.

Leia mais:

“781 dias e contando! O único avião espacial reutilizável do mundo, #X37B, estabeleceu outro recorde de resistência”, comemorou a Boeing no Twitter. O avião espacial é considerado misterioso por ser operado por militares dos EUA e testar sensores e tecnologias na órbita da Terra.

Avião espacial dos EUA

A missão atual é chamada de Orbital Test Vehicle-6 (OTV-6) e realiza alguns experimentos no espaço como investigar a transformação da energia solar em energia de micro-ondas de radiofrequência. O avião espacial ainda implantou na órbita um satélite FalconSat-8, desenvolvido pela  Academia da Força Aérea dos EUA.

A primeira missão em órbita do X-37B ocorreu em 2010 e desde então foram realizados seis lançamentos. O atual é o primeiro que possui um módulo para realizar experimentos na órbita terrestre. Alguns experimentos incluem, por exemplo, verificar como materiais usados para cultivar alimentos na Terra reagem na órbita terrestre.

Desde 2020, o programa X-37B é supervisionado por uma unidade da Força Espacial dos EUA chamada Delta 9. “A missão do Delta 9 é preparar, apresentar e projetar forças designadas e anexadas com o objetivo de conduzir operações de proteção e defesa e fornecer às autoridades nacionais de decisão opções de resposta para deter e, quando necessário, derrotar ameaças orbitais”, declarou a unidade. Não há previsão de quando o avião espacial vai retornar para a Terra.

Confira a lista das missões do avião espacial X-37B e o tempo de permanência no espaço em cada uma delas. 

  • OTV-1 lançado em 22 de abril de 2010 pousou em 3 de dezembro de 2010. 224 dias em órbita.
  • OTV-2 lançado em 5 de março de 2011 pousou em 16 de junho de 2012. 468 dias em órbita.
  • OTV-3 lançado em 11 de dezembro de 2012 pousou em 17 de outubro de 2014. 674 dias em órbita.
  • OTV-4 lançado em 20 de maio de 2015 pousou em 7 de maio de 2017. 718 dias em órbita.
  • OTV-5 lançado em 7 de setembro de 2017 pousou em 27 de outubro de 2019. 780 dias em órbita.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte Olhar Digital

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!