No Lucro CNN #14: Júlia Mendonça conta como passou de devedora a milionária
A junção do primeiro contato com o seu próprio dinheiro e a falta de educação financeira pode resultando em um descontrole financeiro. Gastar sem limites, comprar o que não precisa, viver uma vida que não se pode pagar e acumular uma dívida enorme: foi exatamente isso que Júlia Mendonça fez.
A influenciadora devia mais de R$ 80 mil, mas deu a volta por cima e resolveu compartilhar sua história nas redes sociais e ajudar pessoas em situação semelhante. Hoje, ela é especialista em finanças e influenciadora digital.
Convidada do 14º episódio do podcast No Lucro CNN, projeto de CNN Brasil Soft, Júlia conta como passou de devedora a investidora e milionária. Na conversa comanda por Leandro Munhós, ela falou ainda sobre seus gastos, o primeiro milhão, onde investe o próprio dinheiro, a participação no reality show O Aprendiz e muito mais.
De endividada a investidora
A dívida de Júlia Mendonça não foi formada por necessidade ou pela compra de um bem caro. Segundo ela, o valor de mais de R$ 80 mil foi acumulado com pequenas compras do dia a dia. “Eu comia do bom e do melhor, bebia do bom e do melhor, viajava para lugares ótimos. Não é à toa que eu me endividei”, contou.
Quando ela e o marido perceberam que a dívida havia virado uma bola de neve e o valor aumentado de forma exponencial, resolveram prestar atenção no dinheiro do casal e quitar os débitos. Os dois se organizaram, negociaram os valores e pagaram todas as pendências em dois anos.
“Eu sou muito focada no que eu tenho que fazer e, para mim, foi legal pagar as contas. Ia passando os meses e eu ficava feliz em dar um ‘check’ na minha lista de dívida”, revela Júlia.
Depois do episódio marcante, Júlia Mendonça decidiu que precisava, além de não ter dívidas, começar a investir. Para isso, ela se matriculou em um curso sobre investimentos. Mendonça contou que foi nesse momento em que a “ficha caiu” e entendeu onde queria chegar. Júlia se especializou em finanças, mudou de carreira e começou a compartilhar sua história nas redes sociais.
Dicas para pagar as dívidas
Júlia Mendonça diz que não existe segredo. É preciso muita dedicação para quitar os débitos e pensar de forma estratégia em qual dívida deve ser paga primeiro. “Você precisa entender qual é o juro mais caro e pagar esse valor antes”, aconselha.
De acordo com a especialista em finanças, há 3 pilares que precisam ser seguidos por quem está endividado. São eles:
- Entender o que pagar primeiro;
- Planejar o orçamento – cortar, diminuir ou substituir os gastos;
- Fazer renda extra.
Dinheiro não pode ser um problema, dinheiro tem que ser a solução. Se hoje você está em uma situação ruim, saiba que é um período. Vamos lutar e buscar uma solução. Não precisa querer ficar milionário, mas tem que ter uma vida digna”
Júlia Mendonça
Podcast No Lucro CNN
O podcast No Lucro está disponível em vídeo no Youtube de CNN Brasil Soft e nas principais plataformas de áudio, com episódios novos todas as quintas-feiras, a partir das 19h. O perfil “No Lucro CNN” está no ar também no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Fugindo da linguagem técnica e dos jargões da área de economia, chamados popularmente de “economês”, o programa não ficará restrito aos especialistas, já que vai receber também celebridades, influencers e pessoas que estão por trás de negócios de sucesso nas mais diversas áreas. A ideia é mostrar diversos pontos de vista sobre empreendedorismo, finanças pessoais, gestão, investimentos e economia.
O videocast faz parte da plataforma “No Lucro by CNN Soft”, lançada em março, fruto de uma parceria estratégica da CNN Brasil com o Banco Santander.
Compartilhe:
Fonte CNN Brasil