Morre Sergio Paulo Rouanet, diplomata que deu nome à Lei de Incentivo á Cultura
O intelectual foi o responsável pela criação da legislação que financia iniciativas culturais, em 1991, enquanto era secretário de Cultura do governo Collor
Aos 88 anos, morreu na manhã deste domingo, 3, no Rio de Janeiro, o diplomata Sergio Paulo Rouanet. O intelectual era portador das doenças de Alzheimer e Parkinson há algumas décadas. A informação foi divulgada pelo Instituto Rouanet, organização sem fins lucrativos fundada pelo acadêmico em 2020. A causa da morte ainda não foi divulgada. “É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do Embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, hoje pela manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”, afirma o comunicado.
O diplomata foi o responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, em 1991, enquanto era secretário de Cultura do governo Collor. Posteriormente, a medida que garante financiamento para o setor cultural passou a ser chamada justamente de “Lei Rouanet”, em homenagem ao intelectual.
Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1992 e ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Filosofia, Rouanet foi diplomata, filósofo, professor universitário, tradutor, ensaísta e começou sua trajetória acadêmica no curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica, no Rio de Janeiro. Em seguida, concluiu mestrados em Economia e Agronomia, Ciência Política e Filosofia na USP, onde também doutorou-se em Ciência Política e Medicina.
Além disso, o diplomata destaca-se como tradutor no Brasil do filósofo alemão Walter Benjamin e elaborou, em 1982, estudo que influenciou a concepção da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a constituição da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestores Governamentais).
Fonte Jovem Pan News