Leilão de transmissão de energia, queda na taxa de desemprego e mais de 30 de junho
O leilão de 13 lotes de linhas de transmissão de energia, e a taxa de desemprego no Brasil divulgada pelo IBGE estão entre os destaques desta quinta-feira (30).
Leilão de transmissão de energia
O maior leilão de transmissão de energia desde 2019 terminou com a venda de todos os 13 lotes ofertados. O certame foi dividido em duas partes, na manhã e na tarde, e ocorreu na sede da B3, em São Paulo. Ao todo, foram 10 empresas vencedoras, com deságios chegando a 59,90%.
Os lotes representam 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e 6.180 megavolt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações. Os vencedores das concessões serão responsáveis pela construção das linhas, que deve demorar entre 42 e 60 meses, e posterior manutenção.
Taxa de desemprego
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio, menor taxa para o período desde 2015, quando foi de 8,3%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (30). Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). O mercado esperava que a taxa ficasse em 10,24% no período.
Em relação ao trimestre anterior, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, a taxa caiu 1,4 ponto percentual (p.p.). Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 4,9 p.p.
Caso Milton Ribeiro
Chegou ao Supremo Tribunal Federal a investigação sobre corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação e suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) na operação da Polícia Federal que prendeu o ex-ministro Milton Ribeiro.
O tribunal decretou o sigilo do processo, que antes estava público na Corte, mas sigiloso na Justiça Federal.
Datena desiste de pré-candidatura
O pré-candidato ao Senado por São Paulo José Luiz Datena (PSC) anunciou que não vai mais concorrer às eleições deste ano. Durante o programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, o apresentador afirmou que decidiu “seguir seu caminho” fora da política. “Pensei bem e resolvi seguir meu caminho”, afirmou Datena.
Em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia declarado apoio ao apresentador.
Imigração nos EUA
A Suprema Corte deu ao presidente Joe Biden a luz verde para encerrar a controversa política de imigração “Fique no México” que se originou sob o governo do ex-presidente Donald Trump.
Desde o início de seu governo, Biden tentou encerrar a política, que envia certos cidadãos não mexicanos que entraram nos EUA de volta ao México – em vez de detê-los ou liberá-los nos Estados Unidos – enquanto seus procedimentos de imigração jogavam Fora.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
*Publicado por Renata Souza
Compartilhe:
Fonte CNN Brasil