Estudantes mato-grossenses viajam para Washington – rss
As estudantes da rede estadual de Mato Grosso Jhenneffer Larine Salvador da Silva e Laís Ribeiro Pereira afivelam as malas. Nesta sexta-feira (01.07), elas embarcam para Washington (EUA), onde participam, em tempo integral, de atividades educacionais e culturais durante três semanas.
As duas fazem parte do Programa Novos Embaixadores, grupo de 50 estudantes brasileiros do Ensino Médio selecionado para o programa. Nos EUA, eles participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo. Durante o programa, conhecerão representantes do governo americano e poderão visitar escolas e projetos educacionais.
Na quarta-feira (29.06), os novos embaixadores visitaram o Consulado Americano em São Paulo e conheceram o cônsul-geral David Hodge, além de iniciarem uma intensa agenda de orientação quanto aos procedimentos da viagem e costumes daquele país.
Às vésperas da viagem, a expectativa das duas representantes de Mato Grosso é grande. Aluna da Escola Estadual Professor João Batista, em Tangará da Serra (250 km de Cuiabá),Jhenneffer destaca que com o programa irá melhorar o seu nível de proficiência no inglês, além de poder conhecer um dos países mais importantes do mundo.
Já Laís, estudante da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, em Rio Branco (336 km de Cuiabá), explica que ficou surpresa ao ver que havia sido selecionada, já que sua tentativa no ano anterior não deu certo. Ela salienta que a oportunidade é a realização de um sonho e que a experiência irá enriquecer sua formação educacional.
Duas representantes – Criado em 2002, é a primeira vez que o estado é representado por dois estudantes. O Jovem Embaixador é um programa voltado para estudantes da Rede Pública de Ensino, que se destacam em sua comunidade com atividades de impacto social, excelente desempenho escolar e fluência na língua inglesa.
Os requisitos para participar também inclui ter nacionalidade brasileira, ter entre 15 e 18 anos, ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e jamais ter viajado aos Estados Unidos.