Carreta do Hospital de Amor realiza exames preventivos de mamografia e papanicolau em Sorriso

Para agendar o atendimento, é só ir para uma unidade de saúde e solicitar a vaga

Foto: Governo do Estado de Maranhão/Ilustrativa

Na próxima semana, do dia 25 ao dia 29 (segunda a sexta-feira), o caminhão do Hospital de Amor de Barretos estará estacionado em Sorriso, em frente ao Ambulatório Multiprofissional de Especialidades, na avenida Brasil. No veículo, especialmente adaptado para funcionar como um centro de atendimento médico, serão disponibilizados exames de mamografia e Papanicolau (o preventivo de colo de útero).

Nesta semana, o veículo está estacionada em Santa Carmem, e vai percorrer os 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. O caminhão pertence ao Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, parceiro do Consórcio de Saúde no Programa de Rastreamento do Câncer de Colo Uterino e de Mama.

A iniciativa foi lançada na manhã de segunda-feira (18), em Sinop, e  marca o início das atividades do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso  na região.

Para agendar o atendimento, é só ir para uma unidade de saúde e solicitar a vaga. Também é possível obter mais informações pelo 3545 8005.

O secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, lembra que não há fila para este tipo de exame no Município. “Há sim, pacientes que estão agendadas, seguindo o cronograma normal de atendimentos”, acrescentando ainda que, em média, são feitas, via rede municipal de Saúde, 300 mamografias e 200 exames de Papanicolau todo mês.

Como não há fila de espera para estes exames, a carreta está à disposição para atender em livre demanda, desde que o agendamento tenha sido feito, reforçando que, para esta ação em parceria com o Hospital de Amor, não é preciso nem mesmo pedido médico. “É um ato de autocuidado, simplesmente procurar a unidade de saúde, fazer o agendamento e comparecer para checar se está tudo em dia com a saúde das mamas e do útero”, reforça.

“O Outubro Rosa tem justamente esse foco de prevenção e diagnóstico precoce, por isso, destacamos a necessidade de as mulheres buscarem estes atendimentos, tão necessários para garantir o diagnóstico precoce e o imediato tratamento no caso de detecção, tanto do câncer de mama, quanto do de colo de útero ”, finaliza Luis Fábio.

Fonte: Portal Sorriso

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.