Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário passa a realiza cirurgias por vídeo em Guarantã do Norte
Essa cirurgia é feita e é menos invasiva, garantindo assim uma recuperação mais rápida ao paciente
O Hospital municipal Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, realizou sua primeira cirurgia utilizando o aparelho artroscópio. Essa cirurgia é feita e é menos invasiva, garantindo assim uma recuperação mais rápida ao paciente.
A artroscopia consiste em um método onde o médico realiza uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o artroscópio, que consiste em um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer intervenções diagnósticas ou terapêuticas.
A primeira cirurgia foi ortopédica, de lesão de menisco roptura de ligamento e foi realizada pelo médico ortopedista Dr. Rodrigo Florêncio, “esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes” disse o médico ortopedista Dr. Rodrigo Florêncio.
Diretora clínica do hospital municipal Nossa Senhora do Rosário, Dra. Erika Daima fala da importância desses investimentos pela gestão municipal no setor da saúde. “Essa é uma grande conquista para o município. Este aparelho possibilitará que as cirurgias ocorram com mais segurança, garantindo melhores resultados que beneficiam tanto pacientes e médicos”, Dra. Erika Daima.
Secretária municipal de saúde Letícia Camargo, explica os benefícios que este tipo de cirurgia oferece aos pacientes do município e região, “Esse tipo de equipamento permite que sejam feitas apenas quatro pequenas incisões, de apenas um centímetro de diâmetro, por onde passam a microcâmera e as pinças. Por isso, os riscos de complicações para o paciente são muito menores, assim como o desconforto no pós-operatório, quero dizer que o nosso hospital tem evoluído a cada dia, e essa cirurgia é um marco para a saúde de Guarantã do Norte”, comentou Letícia Camargo.
Fonte: Assessoria