Bolsonaro visita Cuiabá para entrega de tratores a agricultores indígenas
Presidente vai participar de evento sobre produção sustentável que tem a participação de indígenas
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em Cuiabá, nesta quinta-feira (19), para a entrega de maquinários agrícolas a comunidades indígenas de Mato Grosso. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com a comitiva pousou no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, por volta de 9h20 (horário local).
O evento que ele vai participar é de encerramento do Seminário Regional Política de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, realizado em Cuiabá, e tem a participação de aproximadamente 80 indígenas.
Um grupo de apoiadores o aguardava do lado de fora do aeroporto, que está cercado.
Sem máscara, Bolsonaro cumprimentou os militares que vão escoltá-lo até o local do evento e o público. Também conversou com alguns apoiadores.
O seminário é feito em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e tem como finalidade, além de contribuir para a autonomia dos povos indígenas por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, impulsionar a produção nas aldeias.
Também participam do evento a ministra Flávia Arruda, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM).
Essa é a segunda vez que Bolsonaro visita Mato Grosso desde o início do mandato.
Em setembro de 2020, o presidente foi a Sorriso, no norte do estado, para participar da entrega de títulos rurais e do lançamento da safra de soja. Durante o evento, ele causou polêmica ao afirmar que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 é “para os fracos”.
Fonte: G1 MT