Prefeitos do Consórcio de Saúde se reúnem com o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo em Sorriso
Entre os assuntos discutidos, o fechamento dos leitos Covid do Hospital Regional de Sorriso, o retorno das cirurgias eletivas e a inauguração da nova ala do hospital
A reunião entre os prefeitos dos 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo foi realizada na tarde desta última terça-feira (17), na sede do consórcio, em Sorriso.
Na pauta, a proposta de fechamento dos leitos de UTI Covid, abertos no Hospital Regional de Sorriso, a inauguração da nova ala do hospital, a transferência dos leitos da ala antiga para a nova construção e a retomada das cirurgias eletivas.
Segundo o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, o número de casos de Covid-19 tem diminuído em todo o Mato Grosso, com centenas de leitos vazios, inclusive na Região Médio-norte.
“Não posso continuar abrindo leitos no momento em que o diagnóstico é de queda no número de casos de Covid, em todo o Estado. Atualmente, temos 205 leitos de UTI e 577 enfermarias sem pacientes e custando muito para o Estado.”
O Hospital Regional de Sorriso possui dois leitos de UTI Covid, com pacientes, que serão transferidos para os hospitais da região, Sinop, Lucas do Rio Verde ou Nova Mutum, onde também existem vagas.
Com o fechamento dos leitos, a proposta é o retorno imediato das cirurgias eletivas, por meio do Programa Mais Cirurgias MT, lançado pelo governador Mauro Mendes.
Serão investidos R$ 105 milhões na realização de aproximadamente 25 mil procedimentos, entre cirurgias, exames de alta complexidade e consultas ambulatoriais. A meta é zerar as filas de cirurgias no estado.
A secretária-executiva Solimara Moura, explica que o Consórcio de Saúde já vem trabalhando para o início das cirurgias, que devem começar com as especialidades já credenciadas.
De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o avanço da vacinação e a redução no número de casos da Covid mostram que está na hora do Estado retomar os serviços paralisados por conta da pandemia.
“Entendemos que no momento foi necessário priorizar o combate a Covid, mas agora é hora de retomar o serviço e atender as centenas de pacientes que estão há mais de um ano aguardando por um procedimento.”
Outro assunto discutido com os prefeitos foi a inauguração da nova ala do Hospital Regional de Sorriso e a transferência dos dez leitos de UTI da ala antiga para o novo prédio.
A inauguração está marcada para a próxima segunda-feira (23), às 15h, com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, deputados e prefeitos da região.
O presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, ressaltou a importância da vinda do secretário de Estado a Sorriso e o debate com os prefeitos e secretários municipais de Saúde.
“Era uma pauta que nós já vínhamos trabalhando junto com o secretário e a vinda dele a Sorriso demonstra uma parceria grande. É muito importante esse diálogo, trabalhar juntos e buscar soluções para os desafios da nossa região.”
A reunião também contou com a presença dos secretários municipais de Saúde e do deputado estadual Xuxu Dal Molin.
Fonte: Portal Sorriso