Bebê de 2 meses é internado com Covid e pais pedem doações em Cuiabá
Família veio de Barra do Garças para que a criança fosse internada; estado de saúde é considerado grave
Os pais do pequeno Athos Noleto, de apenas 2 meses de vida, estão pedindo doações custear o tratamento do filho, que está internado no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá com 90% do pulmão comprometido após contrair a Covid-19.
A família mora em Barra do Garças, porém a criança e os pais, Michelly Cristina Silva Mourão Noleto e Elvis Carlos Bueno Noleto, precisaram viajar até a Capital para Athos ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em entrevista ao MidiaNews, Michelly contou que o filho recebeu o diagnóstico da Covid-19 na semana passada, mas já apresentava lesões no pulmão há 20 dias.
A mãe relata que tudo começou com uma tosse que evoluiu para febre, quando a família ainda estava em Barra do Garças. Ela, então, resolveu levar o bebê para o hospital da cidade, onde os médicos alegaram que os sintomas eram de gripe.
Athos foi medicado e liberado para voltar para casa, onde seguiu tomando os remédios receitados. No entanto, o bebê teve uma piora e precisou ser levado novamente ao hospital. Ele foi submetido a uma tomografia, que constatou 15% do pulmão acometido.
“O colocaram no oxigênio, mas descartaram todas as chances de ser Covid-19. Ele foi internado como pneumonia”, explica.
Ao todo, o bebê já havia passado por três testes de Covid-19, que deram negativo. Mas foi na semana passada, após ser novamente mandado para casa, que o quadro de saúde de Athos teve uma grande piora.
Michelly relata que toda vez que o filho ia tossir ficava com as mãos e os pés roxos. Preocupada, ela correu com o bebê para a pediatria particular para fazer uma nova tomografia.
Ali mesmo no laboratório a criança voltou a ficar roxa e precisou ser levada às pressas ao Pronto Socorro. O bebê, então, foi submetido a um novo teste de Covid-19, que dessa vez deu positivo.
Antes do diagnóstico, a mãe, o pai e a avó de Athos já haviam testado positivo para o vírus, porém os médicos ainda descartavam o diagnóstico.
Os pais e o bebê foram transferidos no mesmo dia em uma UTI aérea para Cuiabá, onde o bebê começou a receber novos tratamentos. Porém, o quadro de saúde de Athos piorou rapidamente e ele precisou ser intubado no último sábado com mais de 90% do pulmão comprometido.
Seu estado de saúde é considerado grave e existe risco de morte. Elvis e Michele precisaram abandonar temporariamente o negócio da família e estão sozinhos em Cuiabá enquanto aguardam a melhora do filho, dependendo de ajuda de parentes e das pessoas que possam se solidarizam com a história de Athos.
Após a situação com filho, Michele faz um apelo aos pais de crianças para que fiquem atentos aos sintomas e não subestimem a letalidade da Covid-19, inclusive em crianças. “Se o seu filho deu um sinal de alguma gripe, corre, não fica esperando”.
Para ajudar, doe acessando a vaquinha online criada pela família do pequeno Athos.
Fonte: Mídia News