Paciente com suspeita de infecção pela variante Delta e mais 4 que tiveram contato com ela são monitoradas em Cuiabá
Na terça-feira (27), a Vigilância Epidemiológica do estado encaminhou uma amostra da paciente a um laboratório referência do Ministério da Saúde e aguarda o resultado
Uma paciente de Cuiabá com suspeita de infecção pela variante Delta do coronavírus e outras quatro pessoas que tiveram contato com ela estão sendo monitoradas pelas secretarias municipal e estadual de Saúde nesta semana.
Na terça-feira (27), a Vigilância Epidemiológica do estado encaminhou uma amostra da paciente a um laboratório referência do Ministério da Saúde e aguarda o resultado.
- Variante delta: as 5 mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e preocupante
- Veja perguntas e respostas sobre a delta: transmissão, mutação, letalidade e vacina
O caso da variante, a princípio, foi confirmado por um laboratório particular de Cuiabá e, em seguida, encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde. O município ficou responsável pelo monitoramento da paciente e das pessoas que tiveram contato com ela. Já o exame ficou sob a responsabilidade do estado.
De acordo com a SES-MT, a metodologia usada pelo laboratório particular não foi a mesma indicada pelas autoridades de saúde e que, por isso, ainda não é possível confirmar o caso.
“Não foi utilizada a metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde, que é o sequenciamento genético, portanto, não há como reconhecer o caso como positivo pela referida variante”, diz em nota.
Monitoramento
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães Dias, disse que quatro pessoas tiveram contato com o caso suspeito, sendo apenas uma da mesma família e as outras três apenas de convívio. Todos testaram positivo para a Covid-19 e seguem em isolamento.
A suspeita da variante, segundo Flávia, surgiu da própria família.
“Teve um interesse da família em encaminhar a amostra a um laboratório externo, porque já era a segunda infecção da jovem em um curto período”, explicou.
Foi então que o laboratório privado detectou a variante após análise especifica e comunicou o município, em seguida.
“A Vigilância do município buscou a amostra do exame da paciente e entregou nesta quarta-feira (28) para o Laboratório Central do Estado, que é responsável por enviá-la para um laboratório de referência do Ministério da Saúde para a confirmação do sequenciamento genético”, disse.
Ainda não há data prevista para o resultado da nova análise.
Fonte: G1 MT