Fazendeiro captura jaguatirica em armadilha e bombeiros soltam animal em floresta

Sob a orientação do IBAMA, a jaguatirica foi realocada numa floresta próxima do Parque Estadual Cristalino, a 50 quilômetros de Alta Floresta

Foto: Divulgação

Uma jaguatirica adulta foi capturada em uma armadilha de madeira em uma propriedade rural na Comunidade Novo Horizonte, em Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá), no início da tarde desta última terça-feira (27). Segundo o fazendeiro há alguns meses outra jaguatirica havia sido capturada no local da mesma forma. O animal foi levado pelo Corpo de Bombeiros a uma floresta.

Por volta das 12h30 de ontem (27) a Central de Bombeiros de Alta Floresta recebeu uma ligação de um fazendeiro solicitando atendimento para retirada e soltura de uma jaguatirica que foi capturada em armadilha em sua propriedade rural, um sítio há cerca de sete quilômetros da cidade, na Comunidade Novo Horizonte. Uma equipe foi ao o local e encontrou o animal, um macho adulto, contido numa armadilha de madeira.
 
Os militares colocaram uma gaiola metálica junto à armadilha de madeira, em que a jaguatirica estava presa, e ela então entrou na gaiola em que seria transportada. Os bombeiros envolveram a gaiola metálica com lona mesmo antes de o felino ser colocado, considerando que estes animais debatem-se muito num espaço confinado para fugir, pela presença de pessoas próximas, podendo se ferir, o que deve ser evitado.
 
Sob a orientação do IBAMA, a jaguatirica foi realocada numa floresta próxima do Parque Estadual Cristalino, a 50 quilômetros de Alta Floresta.
 
Segundo os militares no dia 28 de abril deste ano o mesmo produtor rural solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros para fazer atendimento da mesma natureza, quando uma jaguatirica também foi capturada na mesma armadilha em sua propriedade rural.
 
O solicitante do atendimento disse que foi notada novamente a falta de aves do sítio, e já sabia ser uma jaguatirica, pela experiência que já teve com o felino capturado em abril deste ano. A armadilha de madeira já estava construída, sendo colocado um frango como isca, e pela manhã constatou o mamífero carnívoro contido na gaiola. Os militares ainda parabenizaram o fazendeiro por solucionar o problema sem ferir o animal.

Fonte: Olhar Direto

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.