Emanuel lança campanha ‘Vacina Cuiabá’
A vacinação deve começar na próxima quarta-feira (20), com a chegada prevista de 30 mil doses da CoronaVac
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lança na tarde desta segunda-feira (18) o programa de imunização “Vacina Cuiabá – Sua vida em primeiro lugar”. A vacinação deve começar na próxima quarta-feira (20), com a chegada prevista de 30 mil doses da CoronaVac, o que seria suficiente para vacinar 15 mil pessoas.
“Nos preparamos para vacinar 190 mil pessoas nessa primeira fase. Cuiabá está preparada para vacinar 190 mil pessoas. Entretendo, isso significaria 380 mil doses, praticamente 400 mil doses seriam necessárias. Entretanto esse trabalho está ligado ao fornecimento da vacina pelo Ministério da Saúde”, afirmou o prefeito. As 15 mil pessoas representam apenas 8% destas 190 mil pertencentes aos grupos prioritários.
Segundo Emanuel, se forem confirmadas as 30 mil doses, serão vacinados primeiramente os trabalhadores da saúde em UTIs, Pronto Atendimento e enfermarias de Covid-19, da rede pública e privada. Depois, serão incluídos idosos institucionalizados e deficientes. O prefeito havia anunciado que seriam 15 mil doses (7500 pessoas), mas se corrigiu no meio da coletiva. Segundo ele, os dados ainda não são oficiais.
As primeiras doses da vacina devem chegar a Mato Grosso por volta das 18h, e serão encaminhadas aos Centros de Distribuição pela Secretaria de Estado de Saúde. O número de doses que cada cidade rceberá ainda não foi confirmado.
As doses da vacina devem ser enviadas aos municípios na manhã de terça-feira (19). Apesar de o Governo do Estado ter anunciado que a vacinação poderia ser adiantada, o prefeito afirmou que ainda prevê o início da imunização na quarta-feira (20).
Nesta primeira fase, a vacinação será feita em um pólo central no Centro de Eventos do Pantanal, de segunda a segunda-feira das 7h às 22h. É necessário fazer pré-cadastro e agendamento por um link que estará no portal da Prefeitura de Cuiabá, além de atualização do cartão do SUS via aplicativo “Conecte Sus” ou nas unidades de saúde.
“Essa primeira fase será feita de forma organizada, com um pré-agendamento, A primeira fase será de profissionais da saúde, do grupo prioritário da rede pública e privada”, explica Emanuel. A vacinação seguirá o plano do Ministério da Saúde:
Depois desta primeira fase, na segunda fase serão criados pólos regionais, e na terceira fase a vacinação será realizada também em unidades de saúde. “Mas as novas fases vão depender de como o Ministério vai disponibilizar mais doses de vacina. Se continuar em conta-gotas, continuaremos só na primeira fase”, completou.
Serão empregados para a campanha de vacinação 40 vacinadores, 20 auxiliares-administrativos, 15 profissionais de apoio e acolhimento e 8 enfermeiros supervisores. Segundo o prefeito, o Governo Estadual irá ofertar seringas e agulhas, mas a Prefeitura também irá fazer contrato emergencial para comprar e deixar como reserva.
Fonte: Olhar Direto