DEM discute Janaína vice de Mauro e busca nomes proporcionais

Em suma, Janaína é o nome, mas pra compor a chapa depende do jamegão de BezerraMauro e o cacique do MDB terão que negociar

Foto: Site público da Assembleia Legislativa

Janaína será a palavra-chave na reunião que a Executiva do Democratas realiza nesta segunda-feira, 17, para costurar os nomes do partido para 2022. A deputada do MDB, filha do ex-mandachuva na Assembleia, José Riva, e nora do senador liberal Wellington Fagundes não participará, mas estará no centro das discussões, pois seu nome surge para compor a chapa do governador democrata Mauro Mendes, que tentará a reeleição, aparentemente sem oposição, à exceção do Procurador Mauro (PSOL), que se dedica a disputar mandato eletivo,

Segundo uma fonte do DEM, a deputada tem o perfil ideal para ser vice de Mauro: mulher, jovem, conhecida em todos os municípios e com atuação parlamentar. Mesmo residindo em Cuiabá, após abandonar Juara, onde nasceu e passou a infância e juventude, Janaína pode ser apresentada enquanto representante do Nortão – a região de seu município de nascimento – na chapa de Mauro. O nome dela seria visto com bons olhos pelos caciques do partido. O quê da oficialização se chama Carlos Bezerra, tem 79 anos, comanda o MDB desde tempos imemoriais, é deputado federal, sabe tudo sobre política, leva sua legenda pra onde quer, desde que converse ao pé do ouvido com aquele que busca apoio.
Em suma, Janaína é o nome, mas pra compor a chapa depende do jamegão de BezerraMauro e o cacique do MDB terão que negociar.
O Democratas é uma dualidade política. Tem inchaço de caciques na cúpula e uma base à míngua. No encontro a Executiva tentará equacionar essa constatação. Uma alternativa é buscar nomes em outros partidos, o que é muito comum em Mato Grosso, onde o turismo partidário é visível.
O inchaço aparentemente estaria sob controle. Mauro por ser candidato ao governo, não poderá lançar políticos de Cuiabá e Várzea Grande candidatos ao Senado. Se pudesse, os irmãos Jayme e Júlio Campos, que dominam o DEM, lançariam Lucimar Campos, ex-prefeita de Várzea Grande e mulher de Jayme, para vice.
Essa barreira do regionalismo facilitará para que o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, ao invés de buscar mandato seja escolhido para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não se assustem, mas TCE e DEM estão de braços dados. Com Botelho no TCE Mauro lança o presidente da Assembleia, Max Russi (PSB), seu aliado, para senador; Max mora em Jaciara, onde sua mulher e correligionária Andreia é prefeita. O outro nome ao Senado seria o empresário e ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá (DEM).
No campo das costuras o DEM teria Mauro ao governo, representando Cuiabá, e Janaína vice, pelo Nortão; Max ao Senado pelo polo de Rondonópolis; e Maurício Tonhá senador pelo Araguaia. Costurada essa situação os democratas terão que se debruçarem sobre os cargos proporcionais. Além de poucos nomes, o partido ainda tem um osso para roer: Dilmar Dal’Bosco, que é deputado estadual. Dilmar está no centro de um furacão com o Gaeco aos seus calcanhares, apurando maracutaias no transporte intermuncipal de passageiros, num esquema que teria seu núcleo na Ager, a agência reguladora estadual.
Para preservar Dilmar, segundo a mesma fonte, o DEM o nomearia conselheiro do TCE, função essa que dispensa voto popular e não leva em conta eventuais críticas nas redes sociais. Dilmar é ótimo nome para o TCE na avaliação dos democratas da cúpula.  Seu perfil em nada o diferencia dos conselheiros Waldir TeisSérgio RicardoHumberto Bosaipo e outros não menos famosos.
Dilmar indo para o TCE cria-se um vazio de votos no Nortão, mas essa condição pode ser suprida caso o partido consiga ressuscitar o ex-deputado estadual Mauro Savi, com passagem pela Assembleia e um contratempo que o levou pra trás das grades.
Sem Botelho e Dilmar, os puxadores de votos do DEM para a Assembleia serão nomes bem conhecidos: Júlio Campos e Zeca D’Ávila.
Foto: Assessoria DEM

Fonte: Blog do Eduardo Gomes

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.