Enfermeira que tentava organizar fila de vacinação na UFMT é agredida e se esconde no banheiro até a chegada da PM em Cuiabá
A agressão ocorreu no momento em que uma profissional da saúde tentava orientar o público que para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 é obrigatório o reagendamento e apresentação de QR Code
Uma enfermeira que atua na campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar foi agredida no polo de vacinação contra a Covid-19 instalado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na tarde desta sexta-feira (14).
A agressão ocorreu no momento em que uma profissional da saúde tentava orientar o público que para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 é obrigatório o reagendamento e apresentação de QR Code.
A enfermeira foi perseguida por um grupo de pessoas e chegou a se trancar em um banheiro para se proteger. A Polícia Militar foi acionada.
A Prefeitura de Cuiabá lamentou o fato e suspendeu a vacinação nesta sexta, retomando no sábado (15).
No total, 25 servidores atuam diariamente entre as atividades de coordenação, imunização e apoio.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, apesar de ser amplamente divulgada a necessidade de reagendamento e impressão do QR Code, é grande o número de pessoas que procuram a unidade, mas sem a devida conformidade.
Orientação
Devido à grande procura pela segunda dose da vacina Coronavac em Cuiabá por pessoas de todo o estado de Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reorganizar as datas da imunização dos grupos que vão receber a vacina do laboratório Butantan. Sendo assim, as pessoas que vão tomar a segunda dose de Coronavac deverão obrigatoriamente levar o QR Code da segunda dose que vai aparecer no cadastro no site da vacinação.
A secretaria alerta que as pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac marcadas no cartão de vacinação, não devem mais seguir pela data que está indicada lá. Elas precisam olhar o seu cadastro no site da vacinação e imprimir o QR Code da segunda dose. A data e horário corretos são os que estiverem no QR Code. Ele deverá ser impresso e entregue no local de vacinação. O agendamento estará disponível à noite no site. Caso a agenda da segunda dose ainda não tenha aparecido, ela será disponibilizada nos dias subsequentes.
Segundo a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, essa reorganização foi necessária porque pessoas de outras cidades estão tentando receber a segunda dose da Coronavac em Cuiabá, inclusive tentando fraudar o cadastro no site para burlar o sistema.
Fonte: G1 MT