ARAGUAIA – Hospital regional, não; zoneamento, sim

Há mais de 15 anos o Norte Araguaia pede um hospital regional, mas entra governo e sai governo e nada da obra

Foto: Tchélo Figueiredo

Mauro Mendes inicia hoje, 13,  um giro pelo Chapadão do Parecis, Noroeste, Nortão e Vale do Araguaia, que se estende a amanhã. A pauta oficial é saúde, mas o tema dominante será a eleição de 2022 quando o governador democrata estará nos palanques em busca de reeleição. Na agenda do segundo dia da viagem, um pesado jogo de palavras com o Norte Araguaia, e mais especialmente com as cidades de Confresa e Porto Alegre do Norte.

No Araguaia Mauro Mendes começa o giro por Confresa, onde almoça e vistoria uma área que poderá ser destinada ao sonhado hospital regional para atender aquela, Porto Alegre do Norte e as outras cidades da região. Depois, o governante pega a BR-158 e vai a Porto Alegre do Norte, com o mesmo discurso: avaliar uma área para a unidade hospitalar, caso seu governo decida por aquele município. Essa engenharia verbal em nome da suposta disputa com Confresa foi inventada pelo governo para polemizar sobre a localização e, consequentemente, empurrar com a barriga o compromisso com a construção.
Há mais de 15 anos o Norte Araguaia pede um hospital regional, mas entra governo e sai governo e nada da obra. Agora, Mauro Mendes embarcou na tática do antecessor Pedro Taques, que prometeu o hospital pra região, mas que não não o viabilizava por conta da falta de endereço para o mesmo: Porto Alegre do Norte ou Confresa? Confresa ou Porto Alegre?
A tática herdada por Mauro Mendes é bem recheada. O governante fala em mandar elaborar um estudo técnico para saber onde seria melhor construir o hospital. O vice-governador Otaviano Pivetta propõe uma consulta popular do tipo Chacrinha: vai para o trono ou não vai?
Enquanto isso, o tempo avança. Restam 19 meses de governo a Mauro Mendes. Caso ele opte por um dos municípios, o período gasto com licenciamento e projetos empurrará o começo da obra para 2022, mas depois de março, pois antes é período chuvoso. Se tudo correr bem o hospital poderia começar a sair do papel, mas sua obra seria manga curta, pois em meados do ano começa o período eleitoral.
Resumo:  no governo de Mauro Mendes, o hospital regional sonhado pelo Norte Araguaia, não será construído nem em Confresa nem em Porto Alegre do Norte.
Ao falar sobre o hospital regional o governador ganha simpatia popular e desvia o foco da atenção do Araguaia, que treme e se assusta com a perspectiva da aprovação pela Assembleia Legislativa do esboço do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE) que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) leva adiante sob sua determinação.
Os prefeitos de Confresa e Porto Alegre do Norte, Rônio Condão e Daniel do Lago, respectivamente, terão oportunidade de cobrarem posicionamento de Mauro Mendes sobre o zoneamento e um posicionamento republicano sobre o hospital regional, mas deverão optar pelo silêncio amigo. Os demais prefeitos e os vereadores anfitriões e vizinhos se juntarão ao  silencioso coro. O deputado estadual pela região, Dr. Eugênio (PSB), integra a base governista e certamente não apertará o torniquete da cobrança.
Mauro Mendes retornará a Cuiabá, de onde sai para esse giro, sem sofrer questionamentos. A massificação de sua viagem pela Imprensa se encarregará de mostrar a Mato Grosso um governante empenhado em construir um hospital regional no Norte Araguaia, sem uma vírgula sequer mostrando que tal obra não sairá do papel tão cedo. Além disso, tão silencioso quanto a classe política do Araguaia quanto ao zoneamento será o jornalismo mato-grossense sobre o mesmo tema.
No Amanhã o Araguaia continuará sem o hospital regional que o governo entre aspas tenta encontrar local para construir, e estará mergulhado no caos pelos impactos que sofrerá com o zoneamento, que leva as digitais de Mauro Mendes, que o prepara para ser  transformado em lei.
E lei é pra ser cumprida também pelos silenciosos.

Fonte: Eduardo Gomes

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.