Ao menos dois municípios de MT receberam vacina vencida

Água Boa e Primavera do Leste aparecem entre cidades onde houve aplicação

Uma matéria publicada pelo site Metrópoles mostrou que duas cidades de Mato Grosso receberam doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca próximas da data de validade e utilizaram o produto após o prazo expirar. Segundo a reportagem, Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 km ao sul) receberam as doses.

Foram utilizados dados do Ministério da Saúde das vacinas aplicadas e os registros de envios do imunizante para os estados, onde constam a data de vencimento de cada lote. Os problemas ocorreram com 3 lotes da AstraZeneca, que possuem 6 meses de validade, mas chegaram aos municípios menos de um mês antes de vencer. Cerca de 160 cidades utilizaram as doses vencidas, segundo a matéria.

O produto foi entregue em fevereiro e março nos municípios, mas as doses venciam no começo de abril, dando poucos dias para a utilização. Entre a primeira a segunda dose deve ser respeitado um prazo de até 84 dias.

Apesar do envio ser realizado pelo Ministério da Saúde e a distribuição pela Secretaria Estadual de Saúde, é responsabilidade dos municípios checarem a data de validade antes da aplicação do imunizante.

Outro lado

A Prefeitura de Primavera do Leste afirmou que, apesar de ter recebido as doses próximas ao prazo de vencimento, essas vacinas não foram usadas após a validade e que o movimento desse imunizante está registrado, para garantir que nenhum morador foi vacinado com o lote vencido.

A Prefeitura de Água Boa foi procurada pela reportagem, mas as ligações foram transferidas várias vezes, sem que ninguém respondesse ao questionamento sobre as doses.

Fonte: Gazeta Digital

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.