STF mantém envio de processos de Lula de Curitiba para o DF
Ministros divergiram de tese de Moraes e Lewandowski, que pediram que Justiça Federal em SP assumisse os caso
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (22) manter a decisão do ministro Edson Fachin de enviar do Paraná para o Distrito Federal quatro processos da Operação Lava Jato que têm como réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A maioria dos ministros se manifestou nesse sentido, divergindo da tese levantada pelos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, que argumentaram que os processos envolvendo o tríplex do Guarujá, o sítio de Atibaia e o Instituto Lula deveriam ir para a Justiça Federal em São Paulo, onde estão localizados esse bens. A tese que prevaleceu foi de que, por envolver a Presidência da República, os processos devem ficar no Distrito Federal.
O julgamento é sobre a decisão do ministro Edson Fachin que, ao anular as condenações considerando que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era competente para conduzir processos não relacionados aos desvios na Petrobras investigados pela Lava Jato, declarou também a “perda de objeto” do pedido da defesa de Lula que aponta parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na ação envolvendo o tríplex do Guarujá. Veja a matéria completa do R7 aqui.
Fonte: R7